Grampos e escutas telefônicas
Grampos e Escutas Telefônicas
Sistemas de telecomunicação não foram desenvolvidos para serem seguros, mas para servir apenas como um intermediário na comunicação. A natureza precária dos sistemas utilizados atualmente (POTS), rede pública de telefonia comutada (PSTN), telefones celulares, e agora a transmissão de voz por IP (VOIP), são alvos fáceis para espionagem corporativa, acidental ou escutas. A internet é um simples recurso para achar programas e aplicativos de espionagem, eles estão se tornando simples de usar até mesmo para pessoas sem conhecimentos técnicos.
Em vários países existe uma legislação para ajudar a proteger a privacidade dos consumidores, mas só serve como um elemento para intimidar. O crime organizado e usuários com más intenções podem adquirir aparelhos especializados em escutas telefônicas e comunicação sem fio por uma quantia razoável, a maioria é tão fácil de utilizar como um rádio.
Alguns métodos de grampo telefônico:
Outra fonte comum para grampos é através da companhia telefônica, pois ela tem acesso a milhares de linha telefônicas, equipamentos de transmissão e computadores, que podem ser usados para acessar e escutar conversas telefônicas. As companhias telefônicas possuem vários empregados e contratados e ainda, regularmente contratam call centers, serviços de provedores, além de outras empresas afiliadas que têm acesso a equipamentos sensíveis e informações confidenciais, podendo usá-los para fazer escutas. Além do Governo, que pode legalmente pedir acesso a conversas telefônicas, empregados de empresas telefônicas e concorrentes que fazem uso da espionagem industrial têm diversas chances de comprometer a segurança telefônica, representando potencial de risco para a privacidade das empresas e pessoas.
solução | contato
O dispositivo IMSI (aparelho utilizado para forçar a transmissão do sinal) é um aparelho desenvolvido para explorar uma fraqueza na autenticação da arquitetura GSM. Ele age como uma base legítima para os telefones celulares se conectarem e atua como um conduite para a rede do celular, enquanto compromete a segurança, facilitando a invasão e grampo telefônico. Ao emitir um sinal forte de recepção, faz o celular acreditar que aquela é a melhor qualidade de conexão de rede, quando na verdade remove toda a segurança e a privacidade da conversa telefônica. O dispositivo IMSI representa um ataque de terceiros à ligação telefônica e pode ser adquirido pelo valor aproximado de R$ 2.000,00.
solução | contato
Existem produtos disponíveis no mercado que foram desenvolvidos para permitirem uma instalação e operação silenciosa. O produto ou aplicação monitora as conversas telefônicas, mensagens de texto, e os registros das ligações desconhecidas que o usuário fez ou recebeu e esse tipo de produto pode ser obtido por um valor aproximado de R$ 200,00.